Mês de Kartika


Mensagem de Srila Bhakti Kamala Govinda Maharaja através de Brajendranandan Prabhu para os discípulos

Haribol dandavat e transmita meus dandavats para todos.
Devemos seguir o mês de Karttika, da seguinte maneira.
Alimentos evitados durante o mês de Karttika:
Berinjela, tomates, loki (uma espécie de chuchu), parmal (uma espécie de jiló), urad dahl (uma espécie de lentilha), óleo de mostarda ou seme
ntes de gergelim.

Oferecer diariamente uma lamparina para Radha-Damodara e ler diariamente o Damodara stotram e o Décimo Canto do Srimad Bhagavatam, aumentar o número de japa, se houver tempo ler asta-kalia-lila.
Haribol, Brajendra Nandan
Neste endereço abaixo estou postando audioleitura do Damodarastakam de Srila Bhakti Prajnana Keshava Maharaja


(Mensagem retirada do facebook de Govardhana Das)

Assista os vídeos ou baixe as 3 partes da canção neste link:
https://skydrive.live.com/redir?resid=96FCA9A381C7D4B9!1486 

Damodarastaka - mp3 - download





Shri Govinda Damodar Stotram

(1) agre kurunam atha pandavanam
duhsasanena-hrita-vastra-kesa
krishna tadakrosad-ananya-natha
govinda-damodara-madhaveti

Na assembléia dos Kurus e Pandavas, Duhsasana pegou Draupadi pelo cabelo e roupas. Ela aceitou Krishna como seu único abrigo e em voz alta gritou "Govinda! Damodara, ó Madhava!"

(2) sri-krishna vishno madhu-kaitabhare
bhaktanukampin bhagavan murare
trayasva mam kesava lokanatha
govinda-damodara-madhaveti

O Krishna! O Vishnu! Matador de demônios Madhu e Kaitabha! Ó Você que é misericordioso para com Seus devotos! O Senhor todo-opulento, inimigo do Mura demônio. O Kesava! O Senhor dos mundos! Ó Govinda, Damodara, Madhava! Por favor, entregue-me.

(3) vikretu-kamakhila-gopa-kanya
murari-padarpita-citta-vrittih
dadhy-adikam moha-vasad avocad
govinda-damodara-madhaveti

As gopis de Vraja youg foram completamente absorvida pelos pés de lótus de Sri Krishna. Quando eles tentaram vender seu iogurte, manteiga e outros produtos lácteos, em vez de chamar o "iogurte, iogurte!" que chamou perplexo "Govinda, Damodara, Madhava."

(4) ulukhale sambhrita-tandulams ca
samghattayanto musalaih pramugdhah
gayanti gopyo janitanuraga
govinda-damodara-madhaveti

Enquanto debulha os grãos com seus morteiros e pilões, as gopis, vencidos por anuraga, amor profundo e sempre fresca para Krishna, cantava "Govinda, Damodara, Madhava."

(5) kacit karambhoja-pute nisannam
kridasukam kimsuka-rakta-tundam
adhyapayam asa saroruhaksi
govinda-damodara-madhaveti

Uma das meninas dos olhos de lótus ensinou seu papagaio de estimação, que estava sentado no copo de sua mão de lótus e tinha um bico vermelho como as flores da árvore kimsuka, para cantar "Govinda, Damodara, Madhava."

(6) grihe grihe gopa-vadhu-samuhah
pratiksanam pinjara-sarikanam
skhalad-giram vacayitum pravritto
govinda-damodara-madhaveti

Na casa de todos e de cada em Vraja, as esposas dos gopas "foram sempre engajado na formação dos seus papagaios engaiolados femininos para constantlychant com voz vacilante" Govinda, Damodara, Madhava. "

(7) paryyankika-bhajam alam kumaram
prasvapayantyo ’khila-gopa-kanyah
jaguh prabandham svara-tala-bandham
govinda-damodara-madhaveti

Colocar seus filhos no balanço de resto, todas as gopis, enquanto batendo palmas no ritmo, incansavelmente usado para cantar "Govinda, Damodara, Madhava."

(8) ramanujam viksana-keli-lolam
gopi grihitva navanita-golam
abalakam balakam ajuhava
govinda-damodara-madhaveti

Mãe Yasoda pegou um punhado de manteiga fresca e seus olhos dançaram alegremente de um vaqueiro para outro, como ela chamou seu filho de Krishna, o irmão mais novo de Rama, Govinda, Damodara, ó Madhava!"

(9) vicitra-varnabharanabhirame
’bhidhehi vaktrambuja-raja-hamsi
sada madiye rasane ’grarange
govinda-damodara-madhaveti

Ó minha língua, ó rainha dos cisnes, cujo rosto se assemelha a uma flor de lótus florescendo. Você sempre prazer em decorar-se com sílabas surpreendentes. Portanto, com a ponta do seu delicioso, gentilmente sempre cantar "Govinda, Damodara, Madhava."

(10) ankadhirudham sisu-gopa-gudham
stanam dhayantam kamalaika-kantam
sambodhayam asa muda yasoda
govinda-damodara-madhaveti

O primeiro e único amado da deusa da fortuna, na forma de um bebê vaqueiro pouco, sentou-se no colo de mãe Yasoda de beber seu leite materno. Fundidos em êxtase, ela dirigida Ele como "Govinda, Damodara, Madhava."
(11) kridantam-antar-vrajam atmajam svam
samam vayasyaih pasu-pala-balaih
premna yasoda prajuhava krishnam
govinda-damodara-madhaveti

Em Vraja, Krishna estava brincando com os vaqueiros de sua própria idade. Com grande amor, Mãe Yasoda chamou seu filho "Govinda, Damodara, Madhava!"

(12) yasodaya gadham ulukhalena
go-kantha-pasena nibadhyamanah
ruroda mandam navanita-bhoji
govinda-damodara-madhaveti

Enquanto firmemente ligação Krishna, que tem roubado e comido manteiga fresca, para o pilão com uma corda usada para amarrar as vacas, Krishna chorou suavemente. Mãe Yasoda disse suavemente "Govinda, Damodara, Madhava."

(13) nijangane kankana-keli-lolam
gopi grihitva navanita-golam
amardayat pani-talena netre
govinda-damodara-madhaveti

Com um punhado de manteiga, mãe Yashoda aproximou Krishna, que estava no pátio absorvido em jogar com as pulseiras tilintando em torno de seus pulsos. Com a outra mão Yashoda-maiya cobriu os olhos com a palma da mão e carinhosamente chamado de "Govinda, Damodara, Madhava."

(14) grihe grihe gopa-vadhu-kadambah
sarve militva samavaya-yoge
punyani namani pathanti nityam
govinda-damodara-madhaveti

Vindo de todas as casas de Vraja, todas as gopis, regularmente se reúnem para cantar transcendental de Sri Krishna nomes "Govinda, Damodara, Madhava."

(15) mandara-mule vadanabhiramam
bimbadhare purita-venu-nadam
go-gopa-gopi-jana-madhya-samstham
govinda-damodara-madhaveti

Sri Krishna, cujo rosto é muito charmoso e que estava na base de uma árvore kadamba grande no meio das vacas assebled, gopas, e gopis, colocou sua flauta em Seus lábios vermelhos, que lembram a cor da fruta bimba. Preenchendo a flauta com o som divino, o eco ressoou em todo Vraja: "Govinda, Damodara, Madhava."

(16) utthaya gopyo ’para-ratra-bhoge
samritva yasoda-suta-bala-kelim
gayanti proccair dadhi manthayantyo
govinda-damodara-madhaveti

Upon awakening, the gopis would churn yogurt while remembering the many childhood pastimes of the son of Yashoda-maiya. In doing so, they would loudly sing "Govinda, Damodara, Madhava."

(17) jagdho ’tha datto navanita-pindo
grihe yasoda vicikitsayanti
uvaca satyam vada he murare
govinda-damodara-madhaveti

Após agitação, a mãe Yashoda anular o manteiga fresca na casa. Depois de ver que ele tinha sido comido, mãe Yasoda se tornou suspeito. Ela perguntou: ". Ó Murari ó Govinda, ó Damodara, ó Madhava, me diga a verdade que você roubou a manteiga?"

(18) abhy arcya geham yuvatih pravriddha
prema-pravaha dadhi nirmamantha
gayanti gopyo ’tha sakhi-sameta
govinda-damodara-madhaveti

Após tendendo a afazeres domésticos Yashoda-maiya, cujo coração sempre transborda com intenso amor por Krishna, começou a produzir iogurte. Junto com seus amigos gopis, ela cantou "Govinda, Damodara, Madhava."

(19) kvacit prabhate dadhi-purna-patre
niksipya mantham yuvati mukundam
alokya ganam vividham karoti
govinda-damodara-madhaveti
Uma vez de madrugada, como Yashoda estava prestes a colocar a haste de agitação em um pote de iogurte, ela contemplava seu filho, Mukunda. Superar com amor maternal, ela começou a cantar esta maravilhosa canção "Govinda, Damodara, Madhava."

(20) krida-param bhojana-majjanartham
hitaisini stri tanujam yasoda
ajuhavat prema-pariplutaksi
govinda-damodara-madhaveti
pensando no bem-estar de seu filho, que foi absorvido em jogar, mãe Yasoda estava sobrecarregado com amor, como ela chamou "Govinda, Damodara, ó Madhava! Venha, tome seu banho e comer alguma coisa."


ASTA KALIYA LILA


(1)
sri gauranga-mahaprabhos-caranayor ya kesa-sesadibhih
sevagamyataya sva-bhakta-vihita sanyair-yaya labhyate

tam tan-manasikim smrtim prathayitum bhavyam sada sattamair
naumi pratyahikam tadiya-caritam sriman-navadvipa-jam

(2)
ratry-ante sayanotthitah sura-sarit snato babhau yah prage
purvahne sva-ganair-lasaty upavane tair bhati madhyahnike
yah puryam aparahnake nija-grhe sayam grhe ’thangane
srivasasya nisa-mukhe nisi vasan gaurah sa no raksatu

(3)
ratry-ante pika-kukkutadi-ninadam srutva sva-talpotthitah
sri-visnupriyaya samam rasa-katham sambhasya santosya tam
gatva ’nyatra darasanopari vasan svadbhih sudhautanano
yo matradibhir iksito ’ti-muditas tam gauram adhyemy aham

(4)
pratah svah-sariti sva-parsada-vrtah snatva prasunadibhis
tam sampujya grhita-caru-vasanah srak-candanalankrtah
krtva visnu-samarcanadi sa-gano bhuktvannam acamya ca
dvitram canya-grhe sukham svapiti yas tam gauram adhyemy aham

(5)
purvahne sayanotthitah su-payasa praksalya vaktrambujam
bhaktaih sri-hari-nama kirtana-paraih sardham svayam kirtayan
bhaktanam bhavane ’pi ca sva-bhavane kridan nrnam vardhayaty
anandam pura-vasinam ya urudha tam gauram adhyemy aham

(6)
madhyahne saha-taih sva-parsada-ganaih sankirtayad-idrsam
sadvaitendu-gadadharah kila saha srilavadhuta prabhuh
arame mrdu-marutaih sisiritair bhrnga-dvijair-nadite
svam vrnda-vipinam smaran bhramati yas tam gauram adhyemy aham

(7)
yah sriman aparahnake saha-ganais tais tadrsaih premavams
tadrksu svayam apy alam tri-jagatam sarmani vistarayan
aramat tata eti paura-janata caksus-cakorodupo
matra dvari mudeksito nija-grham tam gauram adhyemy aham

(8)
yas tri-srotasi sayam apta-nivahaih snatva pradipalibhih
puspadyais ca samarcitah kalita-sat pattambarah srag-dharah
visnos tat-samayarcanam ca krtavan dipalibhis taih samam
bhuktvannani suvitikam api tatha tam gauram adhyemy aham

(9)
yah srivasa-grhe pradosa-samaye hy advaita-candradibhih
sarvair bhakta-ganaih samam hari-katha-piyusam asvadayan
premananda-samakulas ca cala-dhih sankirtane lampatah
kartum kirtanam urdhvam udyama-paras tam gauram adhyemy aham

(10)
srivasangana avrto nija-ganaih sardham prabhubhyam natann
uccais tala-mrdanga-vadana-parair gayadbhir ullasayan
bhramyan srila-gadadharena sahito naktam vibhaty adbhutam
svagare sayanalaye svapiti yas tam gauram adhyemy aham

(11)
sri-gauranga-vidhoh sva-dhamani navadvipe ’sta-kalodbhavam
bhavyam bhavya-janena gokula-vidhor lila-smrter aditah
lilam dyotayad etad atra dasakam prityanvito yah pathet
tam prinati sadaiva yah karunaya tam gauram adhyemy aham




Mês Kartik 2012 | Significado do Mês Kartik


Em 2012, o período do mês de Kartik é 29 de outubro a 28 de Novembro. Devotos adotar pureza e adorar a Deus com um coração puro e verdadeiro deste mês. Banho santo, a meditação, a caridade, o casamento da deusa Tulsi são algumas das cerimônias religiosas realizadas durante o mês de Kartik e quem as executa, fica o alívio de todos os pecados. É considerado um dos meses mais auspicioso do ano, em que os devotos tem a oportunidade de descartar todas as más ações e adotar uma forma pura de vida. A pessoa que observa os jejuns neste mês deve seguir certas regras e regulamentos para obter bons resultados, uma vez que acredita-se que, sem seguir as regras do jejum não é considerado completo.

Regras de Fast Observando no mês Kartik

  • A pessoa observando o jejum deve sacrificar consumir alimentos vingativos.
  • O observador não deve comer comida de outra pessoa.
  • Ele / ela não deve entrar em qualquer tipo de brigas ou brigas e deve evitar ir a qualquer terras estrangeiras.
  • A comida da tarde deve ser servido em um prato de folhas.
  • O observador deve adotar o celibato.
  • Ele / ela deve dormir no chão.
  • O observador deve evitar comer cabaça (lauki), cenoura, madeira maçã, e comida estragada.
  • Ele / ela também deve evitar comer sementes de gergelim, urad dal, dal moong, ervilhas etc
  • O observador deve manter-se calmo e conteúdo, e deve sacrificar agressão. Assim, se comportam como um santo.
  • O observador deve falar menos e evitar entrar em qualquer briga ou reclamar sobre qualquer um.>
  • O observador deve sacrificar comer alimentos não-vegetarianos.

Significado do Banho Santo em Mês Kartik

Kartik meses é um dos meses mais auspicioso no calendário lunar. Uma pessoa obtém bons resultados por meio do jejum e adorando a Deus, neste mês, o que é considerado equivalente a visitar todas as peregrinações. Escrituras antigas como Skand Purana , Purana Narad, Purana etc Pagh ter mencionado a importância deste mês. Tomar banho na água benta durante o mês de Kartik é considerado como auspiciosa como tomar banho no Ganges mil vezes, 100 vezes magh banho, vezes crore em rio Narmada durante meses Vaishakh. O resultado que se obtém tomando banho no Prayag em Kumbh é igual a tomar banho em um rio sagrado durante os meses Kartik month.Entire pessoas devem tomar banho no rio ou lago ou lagoa fora da casa e devem cantar dia todo mês Gayatri . Deve-se comer refeição apenas uma vez e não-veg deve ser estritamente evitada. A pessoa que come alimentos não-vegetarianos neste mês recebe a vida de um demônio. Aqueles que seguem todas as regras e regulamentos, como mencionado nas escrituras fica alívio de todos os pecados. Relâmpago de uma lâmpada em templos antes dos ídolos de Shiva , deusa Chandi, deus do Sol e outros deuses e deusas é considerado muito auspicioso neste mês. Senhor Keshav é adorado com flores, e, fazendo isso de uma pessoa obtém resultados equivalentes a realização Ashwamedh yajna. purnima Katik mês é a data da última temporada de outono e é considerado muito sagrado e santo. Feiras e festivais são organizados em todos os cantos da Índia. Cada pessoa deve tomar banho nesta data e doar para pessoas carentes de acordo com sua própria pooency. Pushkar, Kurukshetra e Varanasi são os melhores lugares para realizar cerimônias religiosas, banhos sagrados e de caridade. Kartik rápido é observado no sexto dia do mês de Kartik dedicado ao Senhor Kartik.
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http://astrobix.com/hinduism/post/kartik-month-2011-significance-kartik-month.aspx

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