Tilaka: A Marca de Deus

O que é tilaka? Por que decorar o corpo? Quem pode usar? Quando usar? Por que existem diferentes tipos de tilaka? De que é feita? Como aplicar?

Qualquer um desejoso de reconhecer esta simples verdade: “Sou servo do Senhor Krishna”, pode usar tilaka, a marca de barro que os devotos usam na testa e em outros lugares em seu corpo. Você talvez não sinta que possui muita devoção a Krishna, mas você não fica proibido de usar tilaka, porque se trata de um sinal de que você está tentando ser Seu devoto. Ademais, as qualificações para ser um devoto de Krishna logo se desenvolvem em uma pessoa que aprende a arte de usartilaka.
Por que Decorar o Corpo?
O devoto de Krishna decora o corpo porque se trata de um templo de Deus. Em vez de decorarmos nosso corpo como se fosse o eu, ou em vez de o destruirmos ou o desprezarmos por suas emissões imundas, podemos respeitá-lo e cuidar dele como a residência do Senhor Supremo. A alma vive dentro do corpo, assim como a Superalma, o Senhor. Assim como uma casa é construída e mantida para o prazer de seu proprietário, o “nosso” corpo se destina ao prazer de seu verdadeiro dono, o Senhor Krishna. Decorar o corpo com tilaka agrada-O.
Aplicar tilaka nos ajuda a nos lembrarmos de que pertencemos a Krishna. E quando outros veem uma pessoa usando tilaka, eles não apenas se lembram de Krishna como se livram de reações pecaminosas.
15 I (artigo - sadhana) Tilaka A Marca de Deus (1200)2
Garotinha de tilaka.
Quando usamos tilaka no corpo, o Senhor nos protege de todos os lados. Quando Srila Prabhupada iniciou uma discípula com o nome de Tilaka Dasi, ele lhe disse que tilaka significa “a vitória personificada”.
Quando Usar Tilaka
Embora você possa aplicar tilaka a qualquer hora, o melhor momento é após o banho. O uso detilaka é especialmente apropriado durante o seu puja, ou adoração, em casa. Quando estiverem adorando em família, todos podem usar, ou ao menos a pessoa que está oferecendo o arati (opujari). Você também pode usar tilaka quando em visita a um templo ou em festivais como o Ratha-yatra.
Um importante momento para usar tilaka é na hora da morte. Quer antes de morrer, quer logo após a morte, se você aplicar tilaka pelo menos na fronte da pessoa, ela se beneficiará eternamente. É claro que a morte pode vir a qualquer momento, em virtude do que é inteligente usar tilaka sempre.
Você talvez se sinta envergonhado em relação a usar tilaka publicamente, mas não tire conclusões precipitadas quanto ao que outros pensarão. Eles talvez fiquem intrigados. Srila Prabhupada contou uma história sobre uma fábrica na Índia onde a maioria dos trabalhadores hindus costumava usartilaka. Quando seu novo chefe, um muçulmano, disse-lhes que quem continuasse usando tilakaperderia seu emprego, todos, no dia seguinte, foram trabalhar sem nenhuma marca na testa – exceto um empregado. O chefe, então, convocou uma reunião, na qual anunciou que, daquele dia em diante, apenas aquele homem corajoso estava autorizado a usar tilaka.
Diferentes Tipos de Tilaka
Caso você viaje pela Índia, verá variadas marcas adornando a testa e o corpo das pessoas. Tais marcas indicam sua afiliação a grupos particulares e sua devoção a determinada forma de Deus ou semideus. Basicamente, você verá dois tipos de tilaka: a marca vertical dos vaishnavas, ou devotos de Krishna e Suas encarnações, e as três linhas horizontais dos shaivites, seguidores de Shiva e partidários da concepção impessoal de Deus.
Entre os vaishnavas, há muitos subgrupos, identificáveis pelo estilo de seu tilaka – seu formato, sua cor e o tipo de material utilizado para fazê-la. O tilaka usado pelos devotos no Movimento Hare Krishna indica que pertencemos à linha discipular do Senhor Chaitanya Mahaprabhu. A parte superior de tal tilaka, com formato similar a um diapasão, representa a pegada do Senhor Krishna, e a parte em forma de folha sobre o nariz representa uma folha de tulasi, a planta favorita de Krishna.
15 I (artigo - sadhana) Tilaka A Marca de Deus (1200)3
Os pés de lótus de Krishna com folhas de tulasi sobre os mesmos.
As duas linhas também representam as paredes de um templo de Radha-Krishna, e o espaço entre as linhas é a morada de Radha e Krishna. Para outros vaishnavas, as duas linhas podem indicar Brahma e Shiva, e o espaço intermediário, a morada de Vishnu. Uma linha vermelha no centro pode representar Lakshmi, a eterna consorte do Senhor Vishnu. As duas linhas também podem indicar as margens do Yamuna. Ou podem representar o Senhor Rama e Lakshmana de pé de ambos os lados de Sita. Nesse caso, o golpe na base do tilaka representa o devoto Hanuman ajoelhado aos pés dEles. Os estilos de tilaka são tão variados quanto os entendimentos por trás deles.
Como Obter o Barro
Devotos da ISKCON em geral aplicam seu tilaka com um barro cor de creme chamado gopi-candana, obtido a partir de um lago sagrado próximo a Dvaraka, a antiga cidade do Senhor Krishna na costa oeste de Guzerate. As maiores devotas de Krishna, as gopis, certa vez visitaram esse lago. Não é difícil conseguir gopi-candana com algum membro da ISKCON. Caso não consiga, o barro de Vrindavana ou de qualquer outra terra sagrada é bom. Você pode até mesmo usar argila de oleiro. De acordo com o Hari-bhakti-vilasa, um livro de autoria de Srila Sanatana Gosvami sobre práticasvaishnavas, qualquer tipo de terra pode ser utilizada para o tilaka, especialmente a terra das margens de um rio ou a terra sob um arbusto de tulasi.
15 I (artigo - sadhana) Tilaka A Marca de Deus (1200)4
Prabhupada aplicando tilaka com a ajuda de um pequeno espelho.
Coloque um pouco de água na palma de sua mão esquerda e mova seu bloco ou bola de tilakavigorosamente até que você obtenha uma pasta consistente. Enquanto faz isso, entoe o mantraHare Krishna, ou, se preferir, você pode recitar um mantra do Padma Purana mencionado por Srila Prabhupada em seu comentário ao Chaitanya-charitamrita (Madhya 20.202).
Como Aplicar Tilaka                 
Aplique a tilaka com o dedo anelar de sua mão direita. Faça uma marca – aproximadamente da largura do espaço entre suas sobrancelhas – do começo do seu nariz até o começo de seu couro cabeludo. Agora, utilize outro dedo, talvez o dedo menor, para criar um espaço vazio no meio a fim de formar duas linhas verticais. Se essas linhas saírem tortas, você pode endireitá-las com um terceiro dedo. Se sua testa for irregular, como a minha, você pode desenvolver sua própria maneira de aplicar o barro. Enquanto faz essa parte do “u” de cabeça para baixo, você deve recitar o seguintemantraOm keshavaya namah, cujo significado é: “Ó meu Senhor Keshava, ofereço-Vos minhas respeitosas reverências”. Agora, faça a marca em formato de folha, a qual deve se estender da base das linhas até cerca de três quartos do nariz.
Após marcar sua testa, aplique o tilaka a outras onze partes de seu corpo, como na figura abaixo e com os respectivos mantras. A ordem que isso deve ser feito é a seguinte: centro da barriga, peito, garganta, lado direito da barriga, braço direito, ombro direito, lado esquerdo da barriga, braço esquerdo, ombro esquerdo, parte superior das costas e parte inferior das costas. Por fim, qualquertilaka restante deve ser passada no topo da cabeça com este mantraOm vasudevaya namah.
15 I (artigo - sadhana) Tilaka A Marca de Deus (1200)5
Se você não consegue obter o barro para aplicar o tilaka, ou se usar tilaka criará uma má relação entre você e seu empregador ou situação análoga, você pode fazer todo o processo ensinado usando apenas água. Use água que tenha banhado a Deidade ou um pouco de água pura que você tenha santificado entoando o mantra Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/ Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare. Entoando os nomes do Senhor e aplicando a invisível representação de Seu templo, você estará protegido e espiritualmente inspirado para um dia consciente de Krishna.

fonte: http://voltaaosupremo.com/artigos/artigos/tilaka-a-marca-de-deus/

Nenhum comentário:

Postar um comentário